GENJURÍDICO
Fundamentos do Direito Civil: assista à palestra sobre Direito das Sucessões

32

Ínicio

>

Civil

>

Dicas

>

Eventos

CIVIL

DICAS

EVENTOS

Fundamentos do Direito Civil: assista à palestra sobre Direito das Sucessões

COLEÇÃO FUNDAMENTOS DO DIREITO CIVIL

DIREITO DAS SUCESSÕES

FUNDAMENTOS DO DIREITO CIVIL

GUSTAVO TEPEDINO

LANÇAMENTO

LIVRO

PALESTRA

VÍDEO

GEN Jurídico
GEN Jurídico

18/09/2020

Assista ao evento online de lançamento da coleção Fundamentos do Direito Civil, organizada por Gustavo Tepedino. O GEN | Grupo Editorial Nacional realiza, em parceria com a OABRJ, um ciclo de palestras no YouTube que aborda cada uma das áreas propostas na publicação.

O sétimo e último encontro trata do Direito das Sucessões. Dele participam Gustavo Tepedino, Professor titular de Direito Civil da Uerj e presidente da Comissão de Direito Civil da OABRJ, Ana Luiza Maia Nevares, professora de direito civil da PUC-Rio, Rose Melo Vencelau Meireles, professora de direito civil da faculdade de direito da UERJ e José Fernando Simão, professor de direito civil da faculdade de direito da USP. A mediação ficará a cargo de Diego Brainer, mestre em Direito Civil pela Uerj e professor de Direito Civil da ISECENSA.

Assista à palestra sobre Direito das Sucessões a seguir:

 Fundamentos do Direito Civil | Direito das Sucessões

Assim como a coleção, que tem como característica o entendimento do Direito como matéria em continua transformação, as palestras também se propõem a trazer o aprofundamento das teses jurisprudenciais mais atuais. Elas seguiram por todas as quintas seguintes, sempre no mesmo horário: dia 13 de agosto debatendo o tema Família; no dia 20, com Contratos; dia 27, Responsabilidade Civil; dia 3 de setembro, falando sobre Direitos Reais; dia 10 de setembro, sobre Obrigações; e dia 17 de setembro finalizando com o tema Sucessões.

Assista a todos os encontros (Clique aqui!).

Coleção Fundamentos do Direito Civil: 7 livros para se aprofundar na matéria!

coleçãoFundamentos do Direito Civil, organizada por Gustavo Tepedino, encontra-se inteiramente construída a partir do sistema instaurado pela Constituição da República de 1988, que redefiniu os modelos jurídicos com os princípios e valores que se incorporam às normas do Código Civil e à legislação infraconstitucional, estabelecendo, assim, novas bases dogmáticas que, unificadas pelo Texto Constitucional, alcançam coerência sistemática apta à compreensão dos problemas jurídicos e de seus alicerces doutrinários.

Fruto de longos anos de pesquisa e de experiência didática de seus autores, os Fundamentos se contrapõem a dois vetores que ameaçam, constantemente, o mercado editorial. O primeiro deles é a repetição acrítica da dogmática tradicional, haurida dos postulados históricos do direito romano, com cosméticas adaptações, em suas sucessivas edições, à evolução legislativa.

O segundo é a aderência casuística a soluções jurisprudenciais de ocasião, que aparentemente asseguram feição prática e abrangente aos manuais, sem aprofundar, contudo, a justificativa doutrinária dos problemas jurídicos e a forma de solucioná-los.

Para os estudantes e estudiosos do direito civil, pretende-se oferecer instrumento de conhecimento e de consulta a um só tempo didático e comprometido com o aprofundamento das teses jurisprudenciais mais atuais, voltado para a interpretação e aplicação do direito em sua contínua transformação.

No sentido de facilitar a leitura, as ideias-chave de cada capítulo encontram-se destacadas na margem das páginas. Ao final de cada capítulo, há um problema prático associado ao respectivo tema tratado. Por outro lado, por meio do código de acesso disponível em cada volume, os autores oferecerão material jurisprudencial e bibliográfico, permanentemente atualizado, de apoio ao debate e ao aprofundamento teórico.

O leitor perceberá, certamente, que a metodologia do direito civil constitucional se constitui na mais genuína afirmação do direito civil, revitalizado em suas possibilidades aplicativas mediante a incorporação dos valores e normas da Constituição Federal à totalidade dos institutos e categorias, na formulação da legalidade constitucional.

Coleção Fundamentos do Direito Civil


LEIA TAMBÉM:

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA