GENJURÍDICO
É hora de rever os incentivos fiscais da ZFM

32

Ínicio

>

Artigos

>

Atualidades

>

Tributário

ARTIGOS

ATUALIDADES

TRIBUTÁRIO

É hora de rever os incentivos fiscais da ZFM

CRÉDITO

DIREITO TRIBUTÁRIO

INCENTIVOS FISCAIS

INSUMOS

IPI

ZFM

Kiyoshi Harada

Kiyoshi Harada

16/03/2021

A Constituição de 1988, por meio do art. 40 do ADCT, manteve o incentivo fiscal da ZFM por 25 anos, sucessivamente prorrogado por Emendas Constitucionais adiante mencionadas.

A EC nº 42/2003 introduziu o art. 92 ao ADCT para prorrogar o referido incentivo por mais dez anos. Nova EC de nº 83/2014 acrescentou o art. 92-A ao ADCT para prorrogar o incentivo da ZFM por mais cinquenta anos, buscando eternizar o incentivo que nasceu com prazo certo de vigência.

O objetivo visado pelo legislador ao instituir o incentivo da ZFM era o de criar um centro industrial na imensa área de 10.000 quilômetros quadrados que compõe a região amazônica, abarcando parte dos territórios dos Estados de Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e Macapá.

Buscava atrair as fábricas na região que pudessem criar um  polo comercial e agropecuário para propiciar a integração dessa enorme região amazônica à Região Norte do país.

Dessa forma, o incentivo da ZFM vinha ao encontro do art. 151,I da CF que prevê a instituição de incentivos fiscais com vistas à redução de desigualdades sócio-econômicas entre as regiões do país.

A finalidade desse incentivo fiscal era, portanto, a de promover a integração nacional.

Só que, apesar das sucessivas prorrogações do prazo de vigência, esse incentivo fiscal, até hoje, não conseguiu alcançar o desiderato perseguido pelo legislador.

De fato, não aconteceram as instalações de fábricas na região, nem intensificação do polo comercial e agropecuário.

Pelo contrário, Manaus transformou-se no centro de industrialização de créditos fiscais do IPI para sua distribuição entre os contribuintes situados em outros Estados fora da ZFM. Transformou-se em um polo exportador de créditos fiscais do IPI.

Recente decisão do Supremo Tribunal Federal, por maioria de votos,  estendeu os benefícios fiscais a empresas que adquirem insumos de estabelecimentos situados na ZFM, sob o argumento de que a vedação do crédito de IPI por parte das empresas situadas fora da ZFM acabaria por prejudicar aquelas localizadas dentro da aludida ZFM, à medida que afastariam os compradores que buscariam adquirir os insumos de empresas não beneficiadas pelos incentivos fiscais, a fim de ver assegurado o direto a crédito.

Dessa forma, estimulou-se a indústria de créditos do IPI por parte das empresas situadas na ZFM, contribuindo para aumentar o grau de desvirtuamento da finalidade do benefício fiscal.

É hora de rever esse incentivo da ZFM que, somado a outros benefícios fiscais vigentes (micro e pequenas empresas, filantrópicas, indústria automobilística etc.) vem causando um rombo de 308 bilhões que deixam de ser arrecadados pela União.

Esses 308 bilhões são diluídos entre os milhões de contribuintes não abrangidos pelos benefícios fiscais que vêm pagando a conta.

Trata-se de um benefício fiscal injusto, prejudicial aos contribuintes em geral que arcam com as consequências de desonerações tributárias mantidas ao longo do tempo, por força de lobby que passou a ser associado a movimentos corruptivos, razão pela qual, a sua regulamentação tentada na década de 80 deixou de ser implementada.

Veja aqui os livros do autor!


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA