Passaporte jurídico: livros essenciais para ajudar os futuros juristas!

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes

Você, jurista de amanhã, que passará por uma jornada de longos anos de estudos: nós estamos aqui para ajudar! Se você procura livros para estudar Filosofia do Direito, História, Teoria Geral do Estado, Sociologia do Direito e Língua Portuguesa, trouxemos diversas sugestões de obras fundamentais nessas disciplinas.

Afinal, essas matérias fazem parte da grade curricular em razão da grande importância na formação do pensamento crítico e na análise das relações da sociedade. Com o seu passaporte jurídico, você garante bons estudos, principalmente na hora de fazer o TCC!

A seguir, veja nossa lista com dicas essenciais:

Passaporte jurídico: livros essenciais para ajudar os futuros juristas

 

Dicionários | Português | Argumentação

É fundamental entender como funciona a língua portuguesa dentro da área do Direito. Não somente o estudante da área, mas também advogados e especialistas que sempre precisam aprimorar o vernáculo, instrumento indispensável para o exercício profissional eficaz. Autores como Carlos Maximiliano, Tércio Sampaio Ferraz Jr., Robert Alexy, João Bosco Medeiros, Carolina Tomasi, Regina Toledo Damião e Antonio Henriques trazem conteúdos voltados para argumentação e bom uso do nosso idioma na prática jurídica. Veja aqui sugestões de livros sobre o tema!

Filosofia do Direito

A Filosofia do Direito é de suma importância para a área, seja para quem está ingressando na faculdade ou já atua na prática jurídica. Essa disciplina traz uma visão panorâmica e contextualizada do fenômeno jurídico, isto é, enxerga-se não só o Direito interno ou o internacional, nem só o positivo ou natural. Analisa-se o Direito como um todo.

Para isso, autores como Paulo Nader, Eduardo Bittar, Alysson Mascaro e José Reinaldo Lopes trazem abordagens diferentes sobre o tema, percorrendo teorias da interpretação e diferenças em relação às teorias do conhecimento em geral, sem deixar de lado o campo da ação humana. Veja aqui sugestões de livros sobre Filosofia do Direito!

Introdução ao Estudo do Direito

A Introdução ao Estudo do Direito é o primeiro passo para compreender os fundamentos de base que serão abordados durante a graduação. Se você começou a faculdade agora, ou tem interesse na área, livros como os de Tercio Sampaio Ferraz Jr., Marcelo Grillo, Paulo Nader, Orlando Gomes, Marçal Justen Filho, Alysson Mascaro e Sílvio Venosa podem ser a sua porta de entrada. Veja aqui sugestões de livros sobre o tema!

História do Direito

Entender a História do Direito é essencial para compreender o papel do Estado na sociedade. Os processos de mudança social e seu impacto sobre o Direito são motivos mais que pertinentes para justificar a importância dessa disciplina na graduação. É imprescindível entender o contexto histórico e as suas ramificações para compreender os debates atuais. Logo, obras como as de Antonio Carlos Wolkmer, Eduardo Bittar, José Carlos Moreira Alves, José Reinaldo de Lima Lopes, Rafael Mafei Rabelo Queiroz e Thiago dos Santos Acca são o seu passaporte jurídico para viajar pelas gerações. Veja aqui sugestões de livros sobre o tema!

Teoria Geral do Estado

A Teoria Geral do Estado estuda os fenômenos do Estado, desde sua origem, formação, estrutura, organização, funcionamento e suas finalidades, compreendendo-se no seu âmbito tudo que considera existindo no Estado ou sobre ele influindo. Assim, são analisados os aspectos históricos do surgimento do Estado moderno e os motivos pelos quais se obedece à ordem jurídica estatal, além de trabalhar os conceitos de justificação, legitimidade e legalidade do poder.

Jorge Miranda, João Roberto Gamba, José Geraldo Brito Filomeno e Eduardo C.B. Bittar são referências na disciplina e apresentam informações essenciais sobre Constituição, Ciência Política, Teoria da Democracia e Filosofia Política. Veja aqui sugestões de livros sobre o tema!

Sociologia do Direito

Por que estudar Sociologia do Direito? Para compreender noções como interdependência, controle, consenso, coercibilidade, e a perspectiva do Direito e da Justiça como sistemas sociais, mais especificamente “subsistemas da sociedade”. Autores como Sergio Cavalieri Filho e José Manuel de Sacadura Rocha trazem um amplo panorama da disciplina em diferentes momentos históricos. Veja aqui sugestões de livros sobre o tema!

Veja aqui excelentes sugestões pra você começar!

 


LEIA TAMBÉM

 CATÁLOGO JURÍDICO UNIVERSITÁRIO (DOWNLOAD)

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.