GENJURÍDICO
jose-reinaldo-lopes-filosofia-direito-630x392_

32

Ínicio

>

Dicas

>

Filosofia do Direito

>

Lançamentos

DICAS

FILOSOFIA DO DIREITO

LANÇAMENTOS

O Direito como prática social

CURSO DE FILOSOFIA DO DIREITO

DIREITO COMO PRÁTICA SOCIAL

FILOSOFIA DO DIREITO

14/05/2021

Como ensinar Filosofia do Direito numa escola profissional como é a escola de Direito? Para responder esta e outras questões, o professor José Reinaldo de Lima Lopes reforça que o livro Curso de Filosofia do Direito, lançamento do grupo GEN | Atlas, ensina a pensar a disciplina dentro de uma prática social.

Para reforçar esta ideia, no vídeo a seguir, Lopes explica que é necessário atentar-se a uma observação que aparece em uma frase do filósofo medieval Tomás de Aquino: “pois o estudo da Filosofia não visa saber o que os homens pensaram, mas como se apresenta a verdade das coisas.” 

Partindo desse pressuposto, o professor aborda a filosofia do direito e seus principais temas, bem como explica por que a Justiça é o sentido do Direito.

Confira:

O Direito como prática social, por Dr. José Reinaldo de Lima Lopes

Clique aqui e conheça o livro Curso de Filosofia do Direito!

O Direito como prática social. Com linguagem didática e objetiva, Curso de Filosofia do Direito – O Direito Como Prática é um manual inovador: apresenta uma visão diferenciada que alia a acessibilidade para iniciantes à teoria apta para os mais avançados.

José Reinaldo de Lima Lopes aborda a filosofia do direito e seus principais temas, bem como explica a diferença entre filosofia e ciência e entre filosofia do direito e outras matérias jurídicas. Além disso, percorre os temas mais relevantes da disciplina relacionados a sua natureza, como as teorias da interpretação e suas diferenças em relação às teorias do conhecimento em geral, sem deixar de lado o campo da ação humana. Por fim, discute as relações necessárias entre o direito e a ideia de justiça, afirmando e justificando a necessidade lógica de associar os dois temas. (Clique aqui!)


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA