GENJURÍDICO
Responsabilidade Civil e Nascimento Indesejado

32

Ínicio

>

Atualidades

>

Civil

>

Dicas

>

Lançamentos

ATUALIDADES

CIVIL

DICAS

LANÇAMENTOS

Responsabilidade Civil e Nascimento Indesejado

COLEÇÃO RUBENS LIMONGI

DIREITO CIVIL

NASCIMENTO

NASCIMENTO INESEJADO

RESPONSABILIDADE CIVIL

Flávio Tartuce
Flávio Tartuce

12/07/2021

Com muita honra, apresento o novo livro do jurista Daniel Carnaúba, com o título Responsabilidade Civil e Nascimento Indesejado, fruto de sua tese de doutorado defendida na Faculdade de Direito da USP, nas nossas Arcadas, que é a nossa Alma Mater. A defesa do trabalho ocorreu em 15 de abril de 2016, tendo sido a banca composta pelos Professores Teresa Ancona Lopez (Presidente), Wanderley Fernandes (FGV-SP), Rafael Peteffi da Silva (UFSC), Claudio Luiz Bueno de Godoy (USP) e Otavio Luiz Rodrigues Jr. (USP). Para a nossa honra, a obra passa a integrar a coleção Professor Rubens Limongi França, que coordeno com a Professora Giselda Hironaka, com o selo GEN/Método. O autor já é muito conhecido no meio civilístico, destacando-se as suas pesquisas e trabalhos anteriores sobre a perda da chance, inclusive citado em decisões e ementas de julgados do Superior Tribunal de Justiça. Além de Doutor pela USP, Daniel Carnaúba é Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora e Mestre em Direito Privado pela Faculdade de Direito da Sorbonne (Paris 1).

Como ocorre em todos os seus escritos, trata-se de mais uma obra de grande fôlego, de uma profunda pesquisa e que irá em muito contribuir para a ciência jurídica em nosso País. Segundo me informou o autor, o trabalho foi alterado, atualizado e aumentado substancialmente desde a defesa da tese. A bela obra é dividida em duas partes.

Na primeira delas – Parte 1 –, estão os fundamentos técnicos para a tese que se propõe, com o estudo dos seguintes temas principais: a autonomia reprodutiva para além da objetivação da responsabilidade civil; a tutela da eficácia dos contraceptivos por meio da responsabilidade civil; a tutela da informação sobre os contraceptivos por meio da responsabilidade civil; a falha técnica cometida durante a cirurgia de esterilização; a responsabilidade pessoal do médico fundada na culpa contratual; a natureza contratual da responsabilidade do médico; as obrigações de meios e de resultado (assunto de grande relevância prática); a posição da jurisprudência: a esterilização como obrigação de meios; as técnicas de esterilização; os erros de técnica encontrados na literatura médica; os erros de técnica encontrados na jurisprudência; a dificuldade probatória e a inversão do ônus da prova da culpa médica; a incidência do art. 6º, VIII, do Código de Defesa do Consumidor nos casos de responsabilidade médica; a responsabilidade das clínicas e hospitais fundada no defeito do serviço; regime da culpa vs. regime do defeito: a convergência quanto aos efeitos; a falha de informação sobre os riscos da cirurgia de esterilização; o consentimento livre e esclarecido do paciente nas cirurgias de esterilização; a responsabilidade civil e os produtos contraceptivos; os defeitos ligados à ineficácia do contraceptivo: o contraceptivo como produto de risco inerente; os defeitos ligados à ausência de informação sobre os usos e riscos do contraceptivo; o art. 931 do Código Civil: um dispositivo eclipsado pela responsabilidade pelo fato do produto; e, por fim, um balanço das repercussões do polêmico art. 931 sobre a responsabilidade pela falha de produtos contraceptivos.

Na Parte 2, o jurista traz uma análise pontual dos fundamentos éticos da tese, abordando, entre outros assuntos: a autonomia reprodutiva para além da perspectiva constitucional; o planejamento familiar; a saúde sexual e reprodutiva e a responsabilidade civil; a legitimidade do interesse dos pais quanto ao nascimento indesejado; o nascimento como uma fonte de alegria para os pais; a impossibilidade de delegação dos alimentos; a relação de causalidade sob a teoria sobre o nexo de causalidade; o dever de mitigação e a ruptura do nexo causal em razão da opção dos pais de acolher a criança; o nascimento indesejado e a reparação integral (com um estudo necessário sobre os danos possíveis); a inexistência de danos experimentados pelos filhos; a demanda do filho no Direito Comparado e no Direito Brasileiro; a ilegitimidade do critério fundado na deficiência dos filhos; um estudo detalhado e de grande contribuição doutrinária sobre o “acórdão Perruche”, da França e de outras situações fáticas julgadas naquele País.

Como se pode perceber, o livro é recheado de temas de grande relevância teórica e prática, demonstrando todo o perfil acadêmico e de pesquisador do Professor Daniel Carnaúba, um vocacionado para as ciências jurídicas.

Espero, portanto, que o leitor aprecie a obra, e que ela tenha a devida aplicação prática, assim como já ocorreu com outros trabalhos do seu autor. Guarujá, São Paulo, junho de 2021, Ano II da pandemia.

Daniel Amaral Carnaúba | Responsabilidade Civil e Nascimento Indesejado

Conheça o livro Responsabilidade Civil e Nascimento Indesejado!

“Texto inédito, que traz importantes debates dentro do Direito e da Ética, como a contradição entre o nascimento indesejado e a autonomia reprodutiva dos genitores. Esse debate é magistralmente ferido e está perpassado pela obra inteira. De outro lado, enfrenta com rigor a responsabilidade civil nas cirurgias de esterilização, mostrando que é na falha técnica da intervenção cirúrgica que reside essa responsabilidade, fundada sempre na culpa. Nesse passo, fundamenta essa culpa por erros médicos no Direito Civil e no Direito do Consumidor, especialmente no art. 6º, VIII, do CDC.” Do Prefácio, de Teresa Ancona Lopez (Clique aqui!).


VEJA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA