GENJURÍDICO
Jose_de_Oliveira_Fagundes_Mamede

32

Ínicio

>

Advocacia

>

Artigos

>

Ética

>

História do Direito

ADVOCACIA

ARTIGOS

ÉTICA

HISTÓRIA DO DIREITO

José de Oliveira Fagundes

11 DE AGOSTO

ADVOCACIA

DIA DO ADVOGADO

INCONFIDÊNCIA MINEIRA

OAB

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

TIRADENTES

Gladston Mamede

Gladston Mamede

09/08/2021

Por ocasião das comemorações pela semana do advogado, há um nome que deve ser recordado pelos brasileiros e, em especial, pelos mineiros: José de Oliveira Fagundes. Esse é um dos heróis do Direito e da advocacia do pais. Sua história está diretamente ligada à Inconfidência Mineira. Como se sabe, os participantes do movimento foram presos em meados de 1789 e levados para o Rio de Janeiro, onde foram mantidos presos e onde transcorreram os procedimentos da Devassa.

Em 21 de outubro de 1791, o Desembargador Francisco Luiz Alves da Rocha abriu prazo para a defesa final dos réus. Prazo? Cinco dias. Isso mesmo: cinco dias para ler os volumosos autos e redigir uma contestação. Para tanto, nomeou-se um defensor: José de Oliveira Fagundes, advogado da Santa Casa de Misericórdia. O mais surpreendente é que, apesar do pouco tempo que lhe foi dado para a tarefa, o causídico produziu uma defesa hábil, calçada no argumento de ser a alegada conspiração nada mais do que conversas e planos fantásticos, sem qualquer começo de execução. Uma estratégia inteligente e que, sim, poderia ter salvado os réus.

Fagundes tinha 39 anos de idade (e 13 de experiência) quando recebeu o encargo de defender os revoltosos, entre os quais estavam colegas seus (ou pelo menos contemporâneos) da Faculdade de Direito de Coimbra, como Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, Padre José de Oliveira Lopes e Padre Joaquim Veloso de Miranda, todos acusados de crime de lesa-majestade, previsto no livro 5o, título VI, das Ordenações Filipinas, que o comparava à lepra. De acordo com as ordenações, o acusado não deveria gozar de privilégio algum para “não dever ser metido a tormento, nem haver pena vil, porque de todo é privado”; para “ser metido a tormento bastarão os mais pequenos indícios”; “e quando se derem os tormentos a alguns culpados, o julgador, que os mandar dar, não consentirá que pessoa alguma seja presente mais que ele e o Escrivão e o Ministro, os quais tormentos se darão da maneira que convém, para se saber a verdade, que é o fim para que se mandam dar”. A pena era executada com o condenado “amarrado a um cavalo, sendo golpeado por uma marreta no peito, nas pernas, nos braços, com o objetivo de causar morte lenta e cruel, o que se verificara, ao tempo do Marquês de Pombal, na execução dos revoltosos Marqueses de Távora, de Atouguia e de Aveiro”. A lição é do saudoso historiador Márcio Jardim, prócer na investigação da revolta.

Datada de 2 de novembro de 1791, a defesa (embargos ao acórdão da Comissão de Alçada) foi extensa e cuidadosa, principiando assim: “Provará que não se havendo negado aos réus o direito da defesa que lhes foi concedido pelo acórdão de folhas 22 verso, não deve também desanimá-los a rigorosa prisão em que se acham; a natureza do delito por que se lhes formou o sumário; as cruéis penas com que a lei os manda punir; o respeito com que se devem mostrar isentos das mesmas penas e delitos; e a débil inteligência do patrono que se lhes nomeou, sem o talento necessário para tão importante defesa.” Seguem-se inúmeras páginas com citações em latim de doutrina e jurisprudência, entre as quais excertos de Direito Romano.

Segundo o historiador Lúcio José dos Santos, os juízes de alçada tinham poderes para sentenciar os réus que julgassem culpados nas devassas, tomar todas as providências necessárias, estando suspensas para o feito as leis, disposições de direito, ordens e privilégios que houvessem. O Cons. Vasconcellos Coutinho foi investido de poderes bastantes para suprir e sanar qualquer nulidade jurídica, atendendo apenas ao valor intrínseco das provas. Prova de seu heroísmo veio com a sentença: não se aquietou: embargou-a em 24 horas. Uma peça longa que foi rejeitada por uma singela linha.

Não há heroísmo apenas em atos de sangue. Pode e deve haver heroísmo em atos intelectuais como esse. E José de Oliveira Fagundes é um herói do país e da advocacia.

Este texto é um resumo do que se lê em A Advogacia e a Ordem dos Advogados do Brasil.

Sobre o livro A Advogacia e a Ordem dos Advogados do Brasil

Obra fundamental para todos os que trabalham com o Direito, este manual é um amplo estudo da atividade dos advogados e do funcionamento da instituição que os organiza, sustentando sua atuação e lhes apoiando. Constitui, assim, um instrumento de trabalho indispensável, evitando um amesquinhamento da atuação desses profissionais, definida como imprescindível à administração da justiça pela Constituição da República, motivada pelo desconhecimento dos diversos institutos que foram estabelecidos em leis e normas regulamentares.

Aqui se lê tudo sobre a advocacia, em análises doutrinárias cuidadosas e aprofundadas. São abordadas suas características e atividades privativas, os requisitos para a inscrição do advogado e do estagiário, transferência, inscrição suplementar, licença e cancelamento. Estudam-se, ainda, as sociedades de advogados, seu funcionamento e sua responsabilidade civil. Todos os casos de incompatibilidade e impedimento, um a um, merecem estudo, assim como todas as prerrogativas dos advogados e seus deveres, infrações e sanções disciplinares.

A Ordem dos Advogados do Brasil é estudada por sua história, natureza jurídica, finalidades e organização, estrutura administrativa, eleições e mandatos. Por fim, o Tribunal de Ética e Disciplina, o processo disciplinar e seus recursos (Clique aqui!).

Conheça os livros do autor


LEIA TAMBÉM

Leia outros artigos de Gladston Mamede (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA