Homenagem à José da Silva Pacheco

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes

Jurista de extrema humildade, José da Silva Pacheco editou conosco três de suas principais obras: Inventários e Partilhas – Na Sucessão Legítima e Testamentária; Processo de Falência e Concordata e Comentários ao Código brasileiro de Aeronáutica.

José da Silva Pacheco

 

Imortal na Academia Brasileira de Letras jurídicas, recebeu o Prêmio Pontes de Miranda do ano de melhor obra jurídica lançada (1982), pela primeira edição da obra Inventários e Partilhas – Na Sucessão Legítima e Testamentária.

Com muita tranquilidade, ele preferia trabalhar sobre os originais da edição anterior que trazia à editora com páginas digitalizadas grampeadas às páginas a serem modificadas, caso as modificações fossem muitas, ou até mesmo manuscritas, caso se tratasse de pequenos acertos.

Trabalhava nas edições com muito denodo e as entregava no prazo certo.

Os prazos não podiam ser curtos, pois ele mesmo fazia questão de fazer as próprias atualizações.

Com várias edições já publicadas, o tempo deixou suas marcas, como em qualquer um de nós.

Já em sua última edição de Inventários e Partilhas – Na Sucessão Legítima e Testamentária (2018) foi brilhantemente ajudado pelo nosso autor, Mario Roberto Carvalho de Faria.

Esta é uma pequena nota daqueles que tiveram momentos de labor com um jurista de primeira grandeza e que, apesar de toda flâmula que poderia espargir pela sua formação intelectual e pelo conteúdo que transmitiu a gerações, sempre permaneceu como um modesto advogado que quis transmitir a uma geração que ainda refletia sobre o que escrevia, os ensinamentos de sua experiência.

José da Silva Pacheco deixa-nos saudades!

 

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.