Ministra Grace Mendonça lança “Democracia: Substantivo Feminino” em simpósio online

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes

A Ministra Grace Mendonça foi a anfitriã do simpósio online, com o mesmo nome do livro, que contou com a participação, ao vivo, de 14 autoras. Outras duas convidadas, a senadora Mara Gabrilli e a Dra. Janete Vaz, enviaram mensagens em vídeo. A Ministra abriu os dois dias de evento e o encerramento contou com a presença do Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto. A moderação foi de Henderson Furst de Oliveira, do Grupo GEN.

Ministra Grace Mendonça lança “Democracia: Substantivo Feminino” em simpósio online“Esse livro é o resultado de um processo extremamente importante […]. Nossa ideia foi acionar mulheres brasileiras, que se destacaram nacional e internacionalmente, que pudessem compartilhar os desafios que enfrentaram ao longo da vida.”, explica Grace Mendonça que já pensa em um segundo volume.

Obra reúne artigos inéditos escritos por 18 mulheres que exercem, ou exerceram, cargos e funções relevantes no Brasil e no exterior

 

As convidadas apresentaram várias reflexões importantes sobre o papel e a participação da mulher na democracia. As autoras avaliaram, por exemplo, uma série de aspectos que permeiam a democracia, como: a participação feminina na política; o empoderamento financeiro de mulheres empreendedoras; os desafios da liderança empresarial feminina, entre outros.

Grace Mendonça abriu o evento falando sobre a importância da participação e da persistência da mulher na democracia. “Quando nós temos uma democracia que não permite a participação das mulheres, nós temos uma democracia que perdeu a sua feição e também a sua identidade. E, com certeza absoluta, isso não acontecerá na democracia brasileira. É importante falarmos também sobre a persistência da mulher. A palavra persistência é inerente à personalidade feminina. Em tempos de adversidade e dificuldades enxergamos as soluções para os problemas”, afirma.

A jornalista Eliane Cantanhêde falou sobre sobre o artigo que escreveu especialmente para a obra. “A minha contribuição para o livro contém uma reflexão do que veio antes da gente e a nossa responsabilidade com o que vem depois de nós para construir um país melhor para todos, diferentemente do que acontece na atualidade, onde existe uma polarização, uma divisão no país. A palavra-chave no Brasil é a questão social. Nós temos um presidente que jamais usa a prioridade social, nem em atos, nem em palavras e nós estamos aqui porque nós temos a força de chacoalhar e a obrigação de fazer isso”, afirma.

A Embaixadora Maria Nazareth analisou os direitos da mulher para assegurar a igualdade jurídica entre homens e mulheres. “Percorremos um grande caminho, mas ainda temos muito a percorrer. Existem estudos que revelam recordes da participação da mulher na política, mas as mulheres são cerca da metade da população mundial. Então nós ainda temos muito a avançar”, acredita.

A Dra. Lucinéia Possar falou sobre equidade e diversidade. “Eu sempre me questiono se nós deveríamos estar discutindo ainda a equidade de gênero e diversidade em pleno século 21. Infelizmente, a resposta que temos é de que ainda é necessário falar sim. Iniciativas como essa da ministra Grace, e de todas as outras autoras, são necessárias para alcançarmos um cenário com mais igualdade. A minha contribuição para o livro fala justamente sobre isso. É discussão sobre a democracia corporativa na perspectiva de gênero”, diz.

Assista a seguir!

 

Simpósio online Democracia: Substantivo Feminino (Parte I)

PALESTRANTES: Min. Grace Mendonça, Min. Maria Cristina Peduzzi, Min. Elizabeth Rocha, Embaixadora Maria Nazareth, Profa. Maria Tereza Sadek, Dra. Renata Gil, Dra. Leila Melo, Senadora Mara Gabrilli e Dra. Janete Vaz

Simpósio online Democracia: Substantivo Feminino (Parte II)

PALESTRANTES:  Min. Grace Mendonça, Min. Ana Arraes, Dra. Ana Maria Ferreira, Dra. Sylvia Steiner, Eliane Cantanhêde, Dra. Lucinéia Possar, Dra. Noemia Porto, Dra. Mónica Castillo e Min. Ayres Britto

 

Clique e saiba mais sobre o livro!

Ministra Grace Mendonça lança “Democracia: Substantivo Feminino” em simpósio online

VEJA TAMBÉM

CATÁLOGO JURÍDICO UNIVERSITÁRIO (DOWNLOAD)

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.