GENJURÍDICO
simposio-democracia-substantivo-feminino

32

Ínicio

>

Atualidades

>

Constitucional

>

Eventos

ATUALIDADES

CONSTITUCIONAL

EVENTOS

Ministra Grace Mendonça lança “Democracia: Substantivo Feminino” em simpósio online

ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO

DEMOCRACIA

DEMOCRACIA: SUBSTANTIVO FEMININO

EQUIDADE DE GÊNERO

JUDICIÁRIO E DEMOCRACIA

MINISTRA GRACE MENDONÇA

MULHERES

MULHERES NA POLÍTICA

MULHERES NO JUDICIÁRIO

SIMPÓSIO

GEN Jurídico

GEN Jurídico

02/09/2021

A Ministra Grace Mendonça foi a anfitriã do simpósio online, com o mesmo nome do livro, que contou com a participação, ao vivo, de 14 autoras. Outras duas convidadas, a senadora Mara Gabrilli e a Dra. Janete Vaz, enviaram mensagens em vídeo. A Ministra abriu os dois dias de evento e o encerramento contou com a presença do Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto. A moderação foi de Henderson Furst de Oliveira, do Grupo GEN.

Ministra Grace Mendonça lança “Democracia: Substantivo Feminino” em simpósio online“Esse livro é o resultado de um processo extremamente importante […]. Nossa ideia foi acionar mulheres brasileiras, que se destacaram nacional e internacionalmente, que pudessem compartilhar os desafios que enfrentaram ao longo da vida.”, explica Grace Mendonça que já pensa em um segundo volume.

Obra reúne artigos inéditos escritos por 18 mulheres que exercem, ou exerceram, cargos e funções relevantes no Brasil e no exterior

As convidadas apresentaram várias reflexões importantes sobre o papel e a participação da mulher na democracia. As autoras avaliaram, por exemplo, uma série de aspectos que permeiam a democracia, como: a participação feminina na política; o empoderamento financeiro de mulheres empreendedoras; os desafios da liderança empresarial feminina, entre outros.

Grace Mendonça abriu o evento falando sobre a importância da participação e da persistência da mulher na democracia. “Quando nós temos uma democracia que não permite a participação das mulheres, nós temos uma democracia que perdeu a sua feição e também a sua identidade. E, com certeza absoluta, isso não acontecerá na democracia brasileira. É importante falarmos também sobre a persistência da mulher. A palavra persistência é inerente à personalidade feminina. Em tempos de adversidade e dificuldades enxergamos as soluções para os problemas”, afirma.

A jornalista Eliane Cantanhêde falou sobre sobre o artigo que escreveu especialmente para a obra. “A minha contribuição para o livro contém uma reflexão do que veio antes da gente e a nossa responsabilidade com o que vem depois de nós para construir um país melhor para todos, diferentemente do que acontece na atualidade, onde existe uma polarização, uma divisão no país. A palavra-chave no Brasil é a questão social. Nós temos um presidente que jamais usa a prioridade social, nem em atos, nem em palavras e nós estamos aqui porque nós temos a força de chacoalhar e a obrigação de fazer isso”, afirma.

A Embaixadora Maria Nazareth analisou os direitos da mulher para assegurar a igualdade jurídica entre homens e mulheres. “Percorremos um grande caminho, mas ainda temos muito a percorrer. Existem estudos que revelam recordes da participação da mulher na política, mas as mulheres são cerca da metade da população mundial. Então nós ainda temos muito a avançar”, acredita.

A Dra. Lucinéia Possar falou sobre equidade e diversidade. “Eu sempre me questiono se nós deveríamos estar discutindo ainda a equidade de gênero e diversidade em pleno século 21. Infelizmente, a resposta que temos é de que ainda é necessário falar sim. Iniciativas como essa da ministra Grace, e de todas as outras autoras, são necessárias para alcançarmos um cenário com mais igualdade. A minha contribuição para o livro fala justamente sobre isso. É discussão sobre a democracia corporativa na perspectiva de gênero”, diz.

Assista a seguir!

Simpósio online Democracia: Substantivo Feminino (Parte I)

PALESTRANTES: Min. Grace Mendonça, Min. Maria Cristina Peduzzi, Min. Elizabeth Rocha, Embaixadora Maria Nazareth, Profa. Maria Tereza Sadek, Dra. Renata Gil, Dra. Leila Melo, Senadora Mara Gabrilli e Dra. Janete Vaz

Simpósio online Democracia: Substantivo Feminino (Parte II)

PALESTRANTES:  Min. Grace Mendonça, Min. Ana Arraes, Dra. Ana Maria Ferreira, Dra. Sylvia Steiner, Eliane Cantanhêde, Dra. Lucinéia Possar, Dra. Noemia Porto, Dra. Mónica Castillo e Min. Ayres Britto

Clique e saiba mais sobre o livro!

Ministra Grace Mendonça lança “Democracia: Substantivo Feminino” em simpósio online


VEJA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA