GENJURÍDICO
A distinção entre compliance e advocacia preventiva

32

Ínicio

>

Dicas

>

Empresarial

>

Lançamentos

>

Publieditorial

DICAS

EMPRESARIAL

LANÇAMENTOS

PUBLIEDITORIAL

A distinção entre compliance e advocacia preventiva

ADVOCACIA PREVENTIVA

ASSESSORIA JURÍDICA PREVENTIVA

COMPLIANCE

COMPLIANCE EMPRESARIAL

Eduardo Lamy

Eduardo Lamy

07/10/2021

Neste trecho retirado do livro Compliance Empresarial, Ana Carolina Faraco Lamy e Eduardo de Avelar Lamy, autores da obra, versam sobre a distinção entre compliance e advocacia preventiva; leia agora!

Compliance e advocacia preventiva: conceitos e diferenças

O compliance é um conjunto de técnicas de governança corporativa; portanto, de democratização e de participação corporativa. Para tanto, o desenvolvimento dos programas de compliance envolve, necessariamente, a atuação de profissionais de forma preventiva, tanto dentro quanto fora do âmbito jurídico.

Por esses motivos, a principal diferença entre compliance e assessoria jurídica preventiva é o fato de o compliance consistir no desenvolvimento tanto de uma política atenta de gestão de riscos quanto de uma cultura duradoura de governança corporati­va, circunstâncias essas que não são necessárias na prestação do serviço de assessoria jurídica preventiva.

É óbvio que o cuidado jurídico preventivo é essencial em um ambiente de con­formidade, mas não se deve limitar, confundir ou identificar a prática da assessoria jurídica de forma preventiva com o desenvolvimento de programas de compliance.

Compliance e advocacia preventiva: os contornos de cada escolha

Não há proibição na escolha consciente de práticas de conformidade preponde­rantemente voltadas para um determinado grupo de riscos, como os riscos jurídicos tributários. Entretanto, sem que haja gestão desses riscos, definição de apetite aos riscos identificados e entidades de governança corporativa que respeitem as premissas básicas dessa cultura, não há compliance.

Nos casos em que a atividade desenvolvida na organização não trabalha a cultura de governança, o que se está prestando é uma atividade de assessoria jurídica preven­tiva, apenas intitulada diversamente. Entretanto, ao contrário do que pode parecer, o problema gerado não é apenas de nomenclatura.

Os riscos desse tipo de distorção são a banalização e o menor índice de atendi­mento das metas assumidas. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) dificilmente aprovaria um programa de compliance concorrencial que não estruturou, por exemplo, nem canais específicos de comunicação nem treinamentos corporativos.

Veja-se o exemplo do compliance trabalhista. Trata-se de espécie de risco jurídico em que se tem frequentemente identificado a atuação jurídica preventiva ao compliance.

O fato, enfim, é que a confusão preocupa, pois diz respeito a tema estratégico e relativamente novo no Brasil. A sociedade que entende compliance como assessoria jurídica preventiva claramente não compreende a essência do tema e tem mais difi­culdades para se beneficiar dele.

Gostou deste trecho do livro Compliance Empresarial? Então, clique aqui para saber mais sobre a obra!

livro compliance empresarial

Como conjunto de práticas e rotinas preventivas e participativas que visam avaliar e gerir riscos a partir do apetite de riscos de cada organização, desenvolver governança corporativa e promover cumprimento normativo voluntário, o compliance cria condições para que as empresas se adaptem a essa necessidade de forma ágil.

É a natural imperfeição das organizações que lhes cria riscos. Embora preventivo, o compliance por vezes decorre exatamente da admissão de que a organização incidiu em erros ou em riscos. As organizações que melhor admitem riscos ou erros passados, melhor previnem o futuro, aperfeiçoando a cultura das equipes.

Nem todo risco corresponde a um problema a ser defenestrado, mas é importante que as organizações estejam absolutamente cientes de ambos, a fim de traçarem os seus perfis e buscarem o seu desenvolvimento nos temas necessários de maneira lúcida e coerente. Enforcement não apenas legal, mas principalmente de cultura organizacional.

Este livro versa sobre esses mecanismos, especialmente no tocante aos programas de compliance focados nos riscos concorrenciais, de vazamento de dados, anticorrupção e criminais em geral, atinentes ao desenvolvimento da atividade empresarial (Clique aqui!)


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA