Manual de Direito Previdenciário: leia o prefácio escrito pelo Ministro Luiz Fux e veja como foi o lançamento on-line

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes

É com grande honra que apresento esta obra, verdadeira referência na matéria, o Manual de Direito Previdenciário, de autoria dos magistrados e professores João Batista Lazzari e Carlos Alberto Pereira de Castro, que se destacam tanto na carreira que abraçaram quanto no âmbito acadêmico.

A prova insofismável disso é ter chegado o livro à sua 25ª edição, marco que raramente é atingido por obras  jurídicas, e que identifica a sua relevância no cenário doutrinário nacional e, por que não, internacional.  O sistema  de proteção social no Brasil, construído durante o século XX, e amalgamado no Texto Constitucional de 5 de outubro  de 1988, vem sendo modificado em aspectos de grande amplitude desde a Emenda de número 20, em 1998,  até a Emenda número 103, de 2019, como a criação de uma idade mínima para aposentadoria e as múltiplas mudanças nos critérios de apuração da renda mensal de diversos benefícios, apenas para demonstrar o  alcance das alterações.

Não fosse o bastante, diversas alterações e revogações nas leis e atos infralegais levam a uma grande quantidade de  dúvidas sobre os direitos dos beneficiários do sistema, sendo importantíssima a missão de esclarecer, com clareza,  objetividade e linguagem acessível, a aplicação dos dispositivos, a revogação de regras, a condição dos detentores de  direito adquirido, enfim, uma gama de questionamentos que os autores analisam com o intuito de colocar luzes  sobre cada tema, com forte inspiração principiológica e profunda análise das questões de direito intertemporal,  atentos às eventuais violações a normas constitucionais e legais, como é o papel da doutrina.

O Supremo Tribunal Federal, em seu inolvidável papel de guardião da Constituição e da ordem jurídica nela  plasmada, tem sido provocado sobre diversos desses temas de Direito Previdenciário, seja no âmbito do Regime  Geral de Previdência Social, bem como no que toca aos Regimes Próprios de Previdência e seus respectivos  segurados e dependentes.

A doutrina – notadamente a obra ora prefaciada – exprime posições que inspiram tanto o exercício do direito de  ação, como também a jurisprudência pátria, desde o primeiro grau de jurisdição até a mais alta Corte. É grande, pois,  a responsabilidade em produzir obra de tamanho vulto, conformada pela utilidade sem par que este  aprofundado trabalho de pesquisa e interpretação possui.

Fica patente que, nesta construção, os autores mesclam sua vasta experiência na Magistratura, de mais de 25 anos de  toga, com suas pesquisas acadêmicas, também datadas de décadas, e sempre laureadas por todas as instituições  de ensino que lhes receberam como pesquisadores.

Desta forma, a obra é um valioso contributo para o Direito Previdenciário Brasileiro, ao servir àqueles que iniciam  seus estudos, mas também colaborando com a atuação dos profissionais cujo foco são os Direitos Fundamentais  Sociais, e ainda, os estudiosos dos cursos de pós-graduação – lato e stricto sensu.

Estão de parabéns os autores, pelo êxito do livro, nesta quadra em que nos brindam com esta nova edição, ampliada  e atualizada.

Brasília, primavera de 2021.
Ministro Luiz Fux
Presidente do Supremo Tribunal Federal

Assista ao lançamento on-line do livro Manual de Direito Previdenciário

 

Saiba mais sobre o livro aqui!

Lançamento on-line: Manual de Direito Previdenciário


LEIA TAMBÉM

CATÁLOGO JURÍDICO UNIVERSITÁRIO (DOWNLOAD)

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.