GENJURÍDICO
Dolo na improbidade

32

Ínicio

>

Administrativo

>

Legislação Federal

ADMINISTRATIVO

LEGISLAÇÃO FEDERAL

Dolo na Lei nº 14.230/2021: alteração da Lei de Improbidade

DOLO

LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

LEI Nº 14.230/2021

Irene Patrícia Nohara

Irene Patrícia Nohara

17/02/2022

Neste artigo, Irene Patrícia Nohara discute o entendimento de dolo na improbidade administrativa para além da voluntariedade do agir. Entenda!

Dolo na improbidade administrativa

Havia um certo consenso entre os administrativistas de que seria necessário o dolo para configuração da improbidade… Tanto que, nos enunciados do encontro de Tiradentes do IBDA/2019 para debate sobre a LINDB, houve a aprovação do seguinte conteúdo:

Enunciado 19. “A modalidade culposa de improbidade administrativa não se harmoniza com a Constituição, porque improbidade é ilegalidade qualificada pela intenção desonesta e desleal do agente. Não obstante, analisando-se a legislação infraconstitucional, o art. 10 da Lei de Improbidade Administrativa deve ser interpretado de acordo com o art. 28 da LINDB, afastando-se a possibilidade de configuração da improbidade sem a presença de erro grosseiro do agente (culpa grave).”

Doravante, com a alteração da Lei nº 14.230/2021, não se aplica mais nem diante de erro grosseiro ou culpa grave, conforme o 28 da LINDB: sendo imprescindível haver dolo… ou seja, nem o 28 da LINDB se aplica integralmente à improbidade, pois a alteração legal determina a necessidade de ser dolosa a conduta e há, ainda, uma preocupação em estabelecer a abrangência da palavra dolo, sendo considera como tal “a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado”, não bastando a voluntariedade do agente.

Afastam-se, portanto, as ampliações arbitrárias do dolo, como se fosse só a voluntariedade do agir… sendo que a noção aplicável à improbidade é doravante a vontade de alcançar o resultado ilícito…

Dolo na improbidade administrativa como condição para configuração de crime

No vídeo abaixo, Irene Patrícia Nohara discute mudança da Lei nº 14.230/2021 na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92), que exige a presença de dolo como condição para configuração de improbidade. Também expõe que a alteração legal agora define o que é dolo para efeitos de improbidade, para que não haja extensões arbitrárias.


Fonte: Irene Nohara | Direito Administrativo

Conheça os livros da autora!


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA