GENJURÍDICO
federação partidária

32

Ínicio

>

Eleitoral

>

Legislação Federal

ELEITORAL

LEGISLAÇÃO FEDERAL

Coligação partidária e federação partidária

COLIGAÇÃO

FEDERAÇÃO PARTIDÁRIA

PARTIDOS POLÍTICOS

Kiyoshi Harada

Kiyoshi Harada

24/02/2022

Alguns ficam confusos com as duas expressões em epígrafe. Vejamos a distinção entre coligação partidária e federação partidária, de forma sucinta.

Coligação partidária é a união temporária de partidos políticos com vistas à uma eleição, com o propósito comum de obter vantagens eleitorais, ganhando maior espaço na mídia e tendo maior participação na distribuição do rico filão do fundo eleitoral.

Coligação partidária

Sem coligação os partidos pequenos não teriam espaço na mídia, nem fariam jus à fatia do fantástico bolo eleitoral.

Uma vez finalizado o processo eleitoral com a diplomação dos eleitos a coligação desaparece, ipso facto.

Na reforma eleitoral de 2017 a coligação desapareceu. As eleições gerais de 2018 ainda foram realizados pelo sistema de coligação, mas, nas eleições majoritárias e proporcionais de 2020 (prefeitos e vereadores) não mais existia a coligação, quebrando o princípio da isonomia entre as eleições nacionais e eleições locais.

Federação partidária

A federação partidária, por sua vez, significa um partido político unificado em torno de uma determinada ideologia. Vários partidos se unem em volta da federação partidária, que passa a ter personalidade jurídica própria com registro de seu estatuto no cartório de registro de pessoas jurídicas e no Tribunal Superior Eleitoral.Tem uma duração mínima de 4 anos.

A federação atua nas duas Casas do Congresso Nacional (Senado Federal e Câmara dos Deputados) como um partido político, com dirigentes e membros próprios.

A ação unificada da federação partidária propicia maior possibilidade de atuação harmônica com o Poder Executivo, facilitando e agilizando as negociações entre os Poderes.

O Chefe do Poder Executivo deixa de ser prisioneiro de todos os partidos, inclusive, os de partidos nanicos, para implementação de projetos legislativos de seu interesse.

Pode-se dizer que até ajuda a diminuir as pressões, nem sempre legítimas que implicam liberação de verbas públicas que mais atendem aos interesses particulares dos parlamentares do que ao interesse público que, na realidade, é um requisito intrínseco de uma despesa pública.

A federação formada por partidos que comungam com a mesma ideologia política, ou, pelo menos, com os que não conflitam com as diretrizes políticas, representa um passo para a futura fusão ou incorporação de partidos políticos, contribuindo para diminuir a incrível quantidade de partidos hoje existentes, que compromete a governabilidade nesse sistema presidencialista, dito de coalizão que mais se assemelha à colisão.

Veja aqui os livros do autor!


VEJA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA