GENJURÍDICO
juridico-blog-637×396-mattos-compra-de-imoveis-14022022

32

Ínicio

>

Dicas

>

Imobiliário

>

Publieditorial

DICAS

IMOBILIÁRIO

PUBLIEDITORIAL

Compra de imóveis chega à 14ª edição com atualizações; confira!

CAUTELAS DEVIDAS E ANÁLISE DE RISCOS

COMPRA DE IMÓVEIS- ASPECTOS JURÍDICOS

DIREITO IMOBILIÁRIO

IMÓVEIS

Bruno Mattos e Silva

Bruno Mattos e Silva

11/03/2022

Em Compra de imóveis, Bruno Mattos e Silva discorre sobre os aspectos jurídicos na aquisição de imóveis e enfatiza os cuidados que devem ser tomados pelo comprador, de maneira que se possa entender e prevenir os riscos jurídicos, inclusive no que se refere à anulação contra a própria vontade.

Compra de Imóveis – Aspectos Jurídicos, Cautelas Devidas e Análise de Riscos é um estudo jurídico necessário para antes da compra do imóvel, pois funciona como uma advocacia preventiva. Além disso, oferece abordagem prática, com casos e questões úteis, que explica como obter os dados necessários e as certidões indispensáveis para adquirir um imóvel.  Por ser um manual de consulta didático e detalhado, pode ser compreendido por qualquer pessoa, mesmo que não seja da área jurídica.

Leia a nota do autor à 14ª edição do livro Compra de Imóveis

O leitor tem em mãos um livro jurídico, mas que foi escrito para ser compreendido também por pessoas de outras  áreas. Em algumas passagens, aspectos econômicos são abordados, pois a operação imobiliária é uma atividade  econômica.

Isso é feito para que o leitor possa compreender o tema abordado: não é possível tratar de regulação ou  normatização do que quer que seja sem conhecer o objeto que está sendo regulado ou normatizado. O objetivo é  fazer com que o leitor conheça o tema compra de imóveis. Para tanto, é preciso descrever alguns aspectos cruciais,  como registros imobiliários.

Outras questões relevantes para certas operações imobiliárias também são desenvolvidas (exemplos: loteamento,  incorporação imobiliária, financiamento, aquisição de pessoa jurídica). Contudo, este é um livro prático, que evita se  aprofundar em discussões teóricas, limitando-se a descrever o que a lei diz e, especialmente, como ela é interpretada  na prática.

Não é um livro crítico. Este livro não mistura direito com política, fazendo pouquíssimas críticas ao mérito das  decisões. Ele é, nesse sentido, “kelseniano”. Contudo, sabemos que normas hierarquicamente inferiores, na prática,  “podem” prevalecer sobre normas superiores. O leitor verá que nem sempre prevalece a lei ou a Constituição: muitas  vezes, prevalecem normas infralegais, decisões judiciais contrárias às leis, atos casuísticos, regras costumeiras,  situações de fato e um amplo espectro de situações ilegais, muitas das quais imprevisíveis e ilógicas.

Descrevemos várias situações em que isso ocorre na prática. Deve-se ter muito cuidado com normas infralegais: elas  mudam com uma velocidade espantosa. Portanto, o leitor deve verificar se as normas infralegais mencionadas neste  livro já não foram modificadas ou mesmo revogadas. Sem ter a pretensão de criar “teses” ou “doutrinas”, busca-se  apenas descrever a realidade (fatos), tal como prevista em lei (direito positivo) e apreciada pelos tribunais  (jurisprudência).

É possível que essa seja a primeira razão de sua grande aceitação pelo público: a 1ª edição, embora muito diferente da atual, foi lançada no final do século passado – poucos livros jurídicos permanecem por tanto tempo no mercado.

A segunda razão, certamente, é o constante trabalho de atualização a cada nova edição. Nesse contexto são incluídas  nesta edição menções a novos julgamentos importantes (a maior parte do STJ), que moldam a interpretação da  legislação. Isso é fundamental para o que o leitor saiba o que prevalece na prática.

Uma novidade desta edição é a inclusão, em seção própria, do tema terrenos de marinha não demarcados. O tema  terrenos de marinha (bem como outras formas de ocupação em áreas de propriedade da União) já havia sido  abordado em edições anteriores. Dada a relevância do tema, optamos por debatê-lo um pouco mais, inclusive em  razão de decisão do STJ que confirmou um antigo julgamento do TRF-2ª Região a respeito dos requisitos para  demarcação de terrenos de marinha.

Os temas desta obra não são tratados de forma excessivamente aprofundada. Este livro é extremamente objetivo:  fala ao menos um pouco de muita coisa. Assim, ele é indicado para quem deseja ter uma visão abrangente da  aquisição de imóvel a título de compra. Para a maioria das situações, esta obra é mais do que suficiente. Para casos mais complexos, é um bom início de estudos.

Por fim, agradeço aos registradores e tabeliães que tanto me ajudaram nesta edição, em especial Vander Zambeli  Vale (Serviço Registral Imobiliário de Betim – MG) e Hércules Alexandre da Costa Benício (1º Ofício de Notas,  Registro Civil e Protesto de Títulos do Núcleo Bandeirante – DF).

Compra de Imóveis: Bruno Mattos e Silva apresenta as atualizações da 14ª edição

Bruno Mattos e Silva

Clique aqui e saiba mais sobre o livro!

Compra de imóveis chega à 14ª edição com atualizações; confira!


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA