GENJURÍDICO
Teoria Geral da Empresa e Títulos de Crédito

32

Ínicio

>

Dicas

>

Empresarial

>

Publieditorial

DICAS

EMPRESARIAL

PUBLIEDITORIAL

Teoria Geral da Empresa e Títulos de Crédito: temas clássicos e contemporâneos em uma só obra

LIVRO

TEORIA GERAL DA EMPRESA E TÍTULOS DE CRÉDITO

Gladston Mamede

Gladston Mamede

07/04/2022

Teoria Geral da Empresa e Títulos de Crédito, de Gladston Mamede, faz parte da coleção Direito Empresarial Brasileiro e apresenta uma grande contribuição à área.

A obra analisa a teoria geral do Direito Empresarial, incluindo registro público de empresas e empresários, micro e pequena empresa, escrituração, clientela e freguesia, marca, requisitos e transferência.

Além disso, aborda temas empresariais, como: marcaspatentessoftwareprepostosrepresentantes comerciaisfranquias e, até mesmo, shopping centers.

Didático, Gladston Mamede apresenta temas clássicos da área, sem deixar de lado o atual cenário das atividades mercantis e o papel das empresas na vida das sociedades.

Leia a apresentação do livro Teoria Geral da Empresa e Títulos de Crédito

A pandemia de 2020, confinando-nos em casa, colocou-nos diante de um interlocutor incômodo: aquele que se  encontra logo cedo na pia e, vez ou outra, ao longo do dia. Encolhidos o quanto era possível para não deixar circular  a Covid-19 (e, depois, suas mutações), líamos e ouvíamos as notícias dos mortos diários. Partindo do pressuposto  que um avião comercial para voos domésticos transporta 200 pessoas, em média, assistíamos dois, três, quatro,  cinco aviões caindo todos os dias, enquanto mais e mais pessoas iam tomando lugar nas filas de embarque. E, no  pano de fundo dessa cena angustiante, uma disputa política em torno da doença, seu tratamento e uma possível  imunização. Foram tempos pesados: éramos a personagem de um filme noir, quiçá realismo fantástico existencialista.

Por isso falei dele: aquele chato que vejo no espelho. Se na correria ordinária dos dias sãos dava para fugir dele ou,  quiçá, nem saber da sua existência, sua opinião, seus palpites, suas acusações etc., a pandemia deu voz a esses caras:  o eu, supereu, altereu ou no nome e perspectiva diversa que se lhe queira dar. Vi gente enlouquecendo com isso. Eu?  Sou do tipo que adora uma DR, acredita? Mesmo? Gosto de “discutir a relação” e isso quase enlouquece a patroa;  mas isso a gente conversa noutra oportunidade. Aceitei a prosa e saí revendo um bocado de coisas. Inclusive uma  análise sobre a eficácia didática dos meus livros didáticos. Daí essa novidade: o grupamento de dois volumes  (Empresa e Atuação Empresarial e Títulos de Crédito) num só (Teoria da Empresa e dos Títulos de Crédito). E me  explico:

Sou de um tempo, o século XX, em que o cabra começava com um manual, evoluía para uma coleção que ia  crescendo aos poucos e, enfim, tornava-se um tratado. Mas era um tempo de economia menos dinâmica e exigências  diversas de conhecimento. Noutras palavras: um tempo em que não se exigia do autor que se questionasse sobre a eficácia de seus livros (e, portanto, de seu magistério – por que livros didáticos são ou deveriam ser uma forma de  aula: o primeiro ensino a distância, nunca percebeu isso? Pois é…). E me pareceu que a forma anterior mais tumultuava do que cumpria a função de ensinar sobre instrumentos jurídicos de uso corrente. Não foi uma  conclusão fácil. Mas era o melhor a fazer e, por isso, fiz. Aliás, fizemos: não sou eu, somos uma editora: Atlas e eu, há  20 anos.

O resultado desse esforço está na sequência: manteve-se muito, alterou-se muito. A estrela-guia foi a serventia, a  atenção à essência, a preocupação em ser mais proativo e ampliar a compreensão. Sei da responsabilidade de carregar a mensagem e procurei tornar o livro mais hábil a tanto. Espero que tenha alcançado essa meta e, sim,  seguirei tentando melhorar. Quando me chamam de professor, depositam uma responsabilidade sobre os meus  ombros. Preciso me esforçar para cumprir a função.

Com Deus,
Com Carinho,
Gladston Mamede

Gladston Mamede | Direito Empresarial Brasileiro

Gostou deste trecho? Clique e conheça a obra!

Teoria Geral da Empresa e Títulos de Crédito

Gostou de Teoria Geral da Empresa e Títulos de Crédito? Se aprofunde no tema com a coleção Direito Empresarial Brasileiro!

Conheça Direito Societário

Escrito a partir das necessidades jurídicas do século XXI, Direito Societário faz parte da coleção Direito Empresarial Brasileiro, de Gladston Mamede, e considera o contorno atual das atividades mercantis e traz temas clássicos e outros novos com profundidade e preocupação didática.

Ousada e moderna, a obraconcilia a complexidade jurídica, precisão lógica e raciocínio claro, de modo a facilitar a compreensão pelo profissional e pelo estudante.v

Conheça o livro aqui!

Leia também Falência e Recuperação de Empresas

Falência e Recuperação de Empresas concilia a complexidade jurídica, precisão lógica e raciocínio claro a fim de facilitar a compreensão dos conteúdos voltados para falência e recuperação de empresas. Neste volume, são objetos de estudo: insolvênciarecuperação judicialadministrador judicialverificação e habilitação de créditospedido de recuperação judicial de empresasregime de recuperaçãojudicial e outros assuntos.

Saiba mais sobre a obra!

Conheça os livros do autor!

Direito Societário: um livro para quem quer se aprofundar no Direito Empresarial Brasileiro


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA