GENJURÍDICO
O Novo Processo Civil Brasileiro

32

Ínicio

>

Dicas

>

Processo Civil

>

Publieditorial

DICAS

PROCESSO CIVIL

PUBLIEDITORIAL

O Novo Processo Civil Brasileiro chega à 3ª edição; conheça a obra!

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

NCPC

NOVO CPC

O NOVO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

PROCESSO CIVIL

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro

26/04/2022

O Novo Processo Civil Brasileiro, de Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, aborda desde o processo de conhecimento e de cumprimento de sentença até a execução e chega agora à 3ª edição, em que, além de acréscimos e de modificações pontuais no texto, especialmente em decorrência das inovações introduzidas no CPC pela Lei nº 14.195/2021, foi objeto de nova ampliação com a criação, pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, dos “Núcleos de Justiça 4.0” – Resolução 385, de 6 de abril de 2021.

Dividido em três partes que tratam do processo de conhecimento e de cumprimento de sentença, do processo de execução e da tutela provisória, este livro transita entre as noções gerais e se aprofunda na análise dos institutos vitais do processo civil brasileiro à luz do direito processual constitucional.

Completo e indicado para o dia a dia dos profissionais e estudantessistematiza os diversos procedimentos da ordem jurídico-processual brasileira, em conformidade com o atual CPC.

Conta ainda com um índice alfabético-remissivo, que facilita a localização e o estudo dos principais temas do processo civil e de seus desdobramentos.

O Novo Processo Civil Brasileiro: leia o prefácio escrito por Cândido Rangel Dinamarco

Este é um livro que eu gostaria de ter escrito.

Por sua estrutura, por seu conteúdo e pela coerência conceitual e sistemática aqui presentes, percebe-se com clareza que ele é permeado por um muito feliz pragmatismo iluminado. Desenvolve-se ao longo dos fenômenos procedimentais do processo civil, com capítulos referentes a cada um dos diversos procedimentos presentes na ordem jurídico-processual brasileira, sem lançar o foco principal sobre o sistema em si mesmo, sobre conceitos, princípios ou garantias, como é usual nas obras dos processualistas em geral.

Seu foco principal são sempre e sempre os procedimentos e os atos ou fases inerentes a cada um deles, mas todos eles examinados e expostos à luz daqueles conceitos, princípios e garantias, que o Autor maneja com toda a habilidade e com toda a profundidade e segurança de um verdadeiro Mestre, que o Prof. Paulo Cezar realmente é.

A profundidade científica deste livro transparece quando, no estudo de cada um daqueles procedimentos, fases ou atos, o Autor os analisa à luz do direito processual constitucional, aqui jamais negligenciado, e sobre o pano-de-fundo representado pelo modo-de-ser do sistema processual civil brasileiro como um todo.

Muito mais do que simplesmente descrever os procedimentos, Paulo Cezar busca na ordem constitucional a legitimidade dos dispositivos que examina e das posições por ele próprio assumidas, sempre empenhado na coerência entre essas posições. Assim é quando cuida de institutos vitais do processo civil brasileiro, como as estruturas procedimentais em si mesmas e as diversas espécies de procedimentos; como a petição inicial e o pedido, o qual ele apresenta como a mola mestra do processo, responsável pela determinação do litígio e fixação do objeto do processo; como a prova, o direito a ela e a vinculação desse direito à garantia constitucional do contraditório; como a sentença e suas possíveis projeções sobre o processo mesmo ou sobre a vida dos litigantes; como os recursos, sua admissibilidade e seus efeitos; como a execução, o título executivo e a responsabilidade executória; como a tutela de urgência e a da evidência etc.

Por tudo isso é que, como disse no início, vejo neste novo livro do Professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro uma opção metodológica que denominei pragmatismo iluminado. Vejo um indisfarçável pragmatismo no enfoque dos modos como o processo se realiza e deve realizar-se, com os olhos voltados ao exercício das profissões forenses.

E falo em um pragmatismo iluminado para expressar minha admiração pelo modo como o Autor soube plantar esse exame na teoria do processo e em suas garantias constitucionais, as quais são um poderoso fator de iluminação de suas posições.

Em suma: ao fundo e à base de suas exposições centradas nos atos reside um substrato científico de primeira linha, responsável pela solidez de suas ideias focadas no procedimento e pela coerência indispensável a todo trabalho verdadeiramente científico. Foi por tudo isso que também disse no início que este é um livro que eu gostaria de ter escrito.

É muito difícil compor uma obra pelo modo como fez o Paulo Cezar, sem cair na vulgaridade de interpretações meramente exegéticas e sem voar por conceitos e princípios sem demonstrar a utilidade da aplicação de cada um deles.

E acrescento agora que, seja pelo título da obra, seja em razão dessa opção metodológica de seu Autor, eu vejo no livro O novo processo civil brasileiro uma homenagem do Paulo Cezar ao seu inesquecível Mestre (e de todos nós), o Professor José Carlos Barbosa Moreira.

Também este produziu uma obra denominada O novo processo civil e orientou seu conteúdo segundo as mesmas linhas metodológicas presentes nessa que agora tenho a honra de prefaciar. E tenho a certeza de que ao livro do Paulo Cezar está reservado o mesmo sucesso que o do José Carlos obteve junto ao público leitor.

Cada um a seu modo, ambos souberam chegar ao profissional com soluções sólidas, coerentes, muito bem fundamentadas e com extrema fidelidade aos princípios e garantias constitucionais e aos conceitos desenvolvidos ao longo da história do direito processual.

Por todos esses motivos estou muito orgulhoso do meu amigo e mais orgulhoso ainda da oportunidade que me deu de ser um leitor privilegiado dessa sua obra de tão elevado nível.

São Paulo, julho de 2019.

Cândido Rangel Dinamarco

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro

 Clique e saiba mais sobre o livro!

capa do livro O Novo Processo Civil Brasileiro


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA