GENJURÍDICO
A Firma, o Mercado e o Direito

32

Ínicio

>

Dicas

>

Empresarial

>

Financeiro e Econômico

>

Publieditorial

DICAS

EMPRESARIAL

FINANCEIRO E ECONÔMICO

PUBLIEDITORIAL

A Firma, o Mercado e o Direito: Coleção Paulo Bonavides lança a 3ª edição do livro de Coase

A FIRMA

COLEÇÃO PAULO BONAVIDES

O MERCADO E O DIREITO

RONALD H. COASE

GEN Jurídico

GEN Jurídico

10/05/2022

“Para os juristas, a possibilidade de compreender a firma e o mercado representa, sem dúvida, a oportunidade de se aventurar por uma área promissora do conhecimento. Em meio ao legado de Coase para a teoria jurídica empresarial, é importante que o jurista brasileiro tenha noção da atividade econômica e da necessidade de harmonização dos interesses das partes (o que, no mais das vezes, ocorre por meio do contrato)”. É com essas palavras que Antonio Carlos Ferreira e Patrícia Cândido Alves Ferreira definem a obra de Ronald H. Coase em um estudo introdutório presente na terceira edição do livro A Firma, o Mercado e o Direito, parte da Coleção Paulo Bonavides.

Segundo os estudiocos, “No que toca ao Direito, é sabido que a atividade empresária deixou de depender apenas de ciclos naturais (à exceção do agronegócio) para, em uma perspectiva socioeconômica, reclamara segurança e a estabilidade das relações jurídicas necessárias à produção e à circulação de bens e serviços.”

Leia a nota dos Diretores da Coleção Paulo Bonavides à 3ª edição de A Firma, o Mercado e o Direito

A rápida acolhida do público lusófono à tradução de A firma, o mercado e o Direito é perceptível por se haver esgotado sua primeira edição em pouco mais de cinco meses.

Lança-se agora a terceira edição do livro de Ronald Harry Coase, sem alterações no corpo da obra, mas com a atualização e a revisão do Estudo Introdutório, elaborado pelo ministro Antonio Carlos Ferreira, do Superior Tribunal Justiça, e por Patrícia Candido Alves Ferreira, mestre e doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo do São Francisco (USP).

A qualidade do Estudo Introdutório, que é uma das marcas distintivas da Coleção Paulo Bonavides, torna-o um capítulo autônomo do livro, na tradição do bem-sucedido projeto editorial da Fundação Calouste Gulbenkian, que tantos benefícios trouxe à cultura jurídica de língua portuguesa, com as traduções de grandes teóricos e filósofos do Direito do século XX, ricamente apresentadas em longos textos propedêuticos.

A nova edição mantêm a qualidade editorial da Coleção Paulo Bonavides, que completou uma década de existência em 2021, pautando-se pelo extremo rigor no controle de qualidade das traduções, cujo processo de confecção, por vezes, tem-se demorado por anos.

Os diretores da coleção, sempre que isso for possível, desejam aliar traduções artesanais, revistas por estudiosos familiarizados com a língua e com o tema objeto do texto, e estudos introdutórios que se mante-nham conectados com os desenvolvimentos acadêmicos e jurisprudenciais, quando couber, relacionados à obra.

Como reiteradamente enfatizaram os autores do Estudo Introdutório, não se precisa concordar com Coase, muito menos é necessário adotar o marco teórico do Law and Economics, mas a História do Direito no século XX passa por A firma, o mercado e o Direito. E é provável que continue a passar também neste século XXI.

Renovam-se aqui os agradecimentos ao Dr. Francisco Bilac Moreira Pinto Filho, da Forense Universitária, por acreditar em um projeto cultural desta envergadura, ao ministro Antonio Carlos Ferreira e à professora Patrícia Cândido Alves Ferreira, autores do Estudo Introdutório, e a todos os envolvidos no processo editorial deste livro, que ora chega a sua terceira edição.

Brasília e São Paulo, 16 de fevereiro de 2022

José Antonio Dias Toffoli

Otavio Luiz Rodrigues Jr

Diretores da Coleção Paulo Bonavides

Ronald H. Coase

Quer conhecer mais a obra? Então clique aqui!

A Firma, o Mercado e o Direito


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA