A Firma, o Mercado e o Direito: Coleção Paulo Bonavides lança a 3ª edição do livro de Coase

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes

“Para os juristas, a possibilidade de compreender a firma e o mercado representa, sem dúvida, a oportunidade de se aventurar por uma área promissora do conhecimento. Em meio ao legado de Coase para a teoria jurídica empresarial, é importante que o jurista brasileiro tenha noção da atividade econômica e da necessidade de harmonização dos interesses das partes (o que, no mais das vezes, ocorre por meio do contrato)”. É com essas palavras que Antonio Carlos Ferreira e Patrícia Cândido Alves Ferreira definem a obra de Ronald H. Coase em um estudo introdutório presente na terceira edição do livro A Firma, o Mercado e o Direito, parte da Coleção Paulo Bonavides.

Segundo os estudiocos, “No que toca ao Direito, é sabido que a atividade empresária deixou de depender apenas de ciclos naturais (à exceção do agronegócio) para, em uma perspectiva socioeconômica, reclamara segurança e a estabilidade das relações jurídicas necessárias à produção e à circulação de bens e serviços.”

Leia a nota dos Diretores da Coleção Paulo Bonavides à 3ª edição de A Firma, o Mercado e o Direito

A rápida acolhida do público lusófono à tradução de A firma, o mercado e o Direito é perceptível por se haver esgotado sua primeira edição em pouco mais de cinco meses.

Lança-se agora a terceira edição do livro de Ronald Harry Coase, sem alterações no corpo da obra, mas com a atualização e a revisão do Estudo Introdutório, elaborado pelo ministro Antonio Carlos Ferreira, do Superior Tribunal Justiça, e por Patrícia Candido Alves Ferreira, mestre e doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo do São Francisco (USP).

A qualidade do Estudo Introdutório, que é uma das marcas distintivas da Coleção Paulo Bonavides, torna-o um capítulo autônomo do livro, na tradição do bem-sucedido projeto editorial da Fundação Calouste Gulbenkian, que tantos benefícios trouxe à cultura jurídica de língua portuguesa, com as traduções de grandes teóricos e filósofos do Direito do século XX, ricamente apresentadas em longos textos propedêuticos.

A nova edição mantêm a qualidade editorial da Coleção Paulo Bonavides, que completou uma década de existência em 2021, pautando-se pelo extremo rigor no controle de qualidade das traduções, cujo processo de confecção, por vezes, tem-se demorado por anos.

Os diretores da coleção, sempre que isso for possível, desejam aliar traduções artesanais, revistas por estudiosos familiarizados com a língua e com o tema objeto do texto, e estudos introdutórios que se mante-nham conectados com os desenvolvimentos acadêmicos e jurisprudenciais, quando couber, relacionados à obra.

Como reiteradamente enfatizaram os autores do Estudo Introdutório, não se precisa concordar com Coase, muito menos é necessário adotar o marco teórico do Law and Economics, mas a História do Direito no século XX passa por A firma, o mercado e o Direito. E é provável que continue a passar também neste século XXI.

Renovam-se aqui os agradecimentos ao Dr. Francisco Bilac Moreira Pinto Filho, da Forense Universitária, por acreditar em um projeto cultural desta envergadura, ao ministro Antonio Carlos Ferreira e à professora Patrícia Cândido Alves Ferreira, autores do Estudo Introdutório, e a todos os envolvidos no processo editorial deste livro, que ora chega a sua terceira edição.

Brasília e São Paulo, 16 de fevereiro de 2022

José Antonio Dias Toffoli

Otavio Luiz Rodrigues Jr

Diretores da Coleção Paulo Bonavides

LEIA UMA AMOSTRA DE PÁGINAS GRÁTIS

Ronald H. Coase

 

Quer conhecer mais a obra? Então clique aqui!

A Firma, o Mercado e o Direito


LEIA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.