GENJURÍDICO
Iniciativa popular

32

Ínicio

>

Artigos

ARTIGOS

Quais os limites da Iniciativa Popular?

10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO

CORRUPÇÃO

CRIMES DE RESPONSABILIDADE

INICIATIVA POPULAR

LEI 9.709/1998

MINISTRO LUIZ FUX

SOBERANIA POPULAR

Paulo de Bessa Antunes

Paulo de Bessa Antunes

09/01/2017

A iniciativa popular de lei é um instrumento de soberania popular expressamente previsto na Constituição cuja importância é cada vez mais evidente, conforme se pode constatar no debate político jurídico brasileiro. A Lei nº 9.709/1998 definiu as linhas gerais do procedimento para propositura, processamento e votação.

Iniciativa popular é a apresentação de projeto de lei à Câmara dos Deputados, subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles. Há um limite material no sentido de que a iniciativa popular “deverá circunscrever-se a um só assunto.”

A lei estabelece que “o projeto de lei de iniciativa popular não poderá ser rejeitado por vício de forma, cabendo à Câmara dos Deputados, por seu órgão competente, providenciar a correção de eventuais impropriedades de técnica legislativa ou de redação.” Quanto ao processamento, uma vez constado o “cumprimento das exigências”, a Câmara dará seguimento à iniciativa popular, consoante às normas do Regimento Interno. Tal documento estabelece que “a Mesa designará deputado para exercer, em relação ao projeto de lei de iniciativa popular, os poderes ou atribuições conferidos por este regimento ao autor de proposição, devendo a escolha recair sobre quem tenha sido, com a sua anuência, previamente indicado com essa finalidade pelo primeiro signatário do projeto.”

Assim, parece óbvio que a tramitação de um projeto de lei originado de iniciativa popular, na Câmara dos Deputados, é essencialmente idêntica à de qualquer projeto de lei. Não há, portanto, nenhuma obrigação legal ou constitucional para que a iniciativa popular não possa sofrer emenda por parte dos parlamentares. A limitação é no sentido de que não sejam incluídos assuntos diversos daqueles constantes do projeto original.

No caso das 10 Medidas Contra a Corrupção, recentemente votado na Câmara dos Deputados e objeto de liminar concedida pelo ministro Luiz Fux, cabe a pergunta: os crimes de responsabilidade incluídos pela Câmara na iniciativa popular alteraram o conteúdo do projeto original? Aparentemente, sim, pois tal acréscimo não se pretendeu ser uma barreira à corrupção de magistrados e membros do Ministério Público, o que desnatura o projeto. Se é indiscutível a necessidade de modernização da lei de abuso de autoridade, indiscutível também que o método utilizado foi inadequado constitucionalmente.

Em nosso ponto de vista, não há qualquer óbice para que projetos de iniciativa popular sejam emendados pelos parlamentares, os quais também exercem a soberania popular, desde que as emendas se mantenham fiel ao assunto contemplado no projeto. A introdução do crime de responsabilidade no projeto das 10 Medidas Contra a Corrupção é tema estranho ao tratado na iniciativa popular.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA