GENJURÍDICO
The Sweet pink ribbon shape with girl paper doll on pink background  for Breast Cancer Awareness symbol to promote  in october month campaign

32

Ínicio

>

Artigos

>

Constitucional

>

Direito do Paciente

ARTIGOS

CONSTITUCIONAL

DIREITO DO PACIENTE

O Teatro Cor-de-Rosa

APOSENTADORIA INTEGRAL

ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER

ATENDIMENTO DOMICILIAR

AUXÍLIO-DOENÇA

CÂNCER DE MAMA

CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA GRATUITA

CORRIDA PELA CURA

DIREITOS NO PLANO DE SAÚDE

FREQUÊNCIA ESCOLAR EM REGIME ESPECIAL

ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Antonieta Barbosa

Antonieta Barbosa

08/10/2018

A história do Outubro Rosa surgiu por volta de 1990 quando o laço cor-de-rosa foi lançado por uma instituição nos Estados Unidos e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.

Nesse mês dedicado à conscientização das mulheres sobre a importância dos exames que detectam o câncer de mama, é oportuno atentar para a retórica que permeia as nossas leis e a incoerência do discurso da maioria dos nossos legisladores.

Com cerca de 14.500 mortes previstas para 2018, é um paradoxo falar em cor-de-rosa, sabendo-se que a imensa maioria da população feminina convive com estatísticas nada animadoras sem acesso adequado aos exames preventivos, sobretudo nas áreas mais carentes.

Nada parece cor-de-rosa para uma mulher do interior, quando chega aos centros de tratamento de alta complexidade, com a doença em estágio avançado e com poucas chances de cura. E muito menos para as que sequer têm acesso aos serviços de saúde, ou para aquelas que descobrem nos mutirões de mamografia que têm um tumor e não conseguem tratamento.

Mesmo diante de uma legislação que garante a assistência integral à saúde da mulher, aprovada com a Lei nº 11.664, em vigor desde abril de 2009, incluindo informação, prevenção, detecção, tratamento, controle e seguimento pós-tratamento do câncer de mama, as perspectivas têm sido desalentadoras e não é difícil imaginar a aflição de descobrir um câncer cujas células se multiplicam descontroladamente a cada minuto sem conseguir atendimento tempestivo.

Nada tem de cor-de-rosa o choque de realidade ao ver no espelho a silhueta mutilada porque não se conseguiu vencer a burocracia para realizar a cirurgia de reconstrução mamária, igualmente garantida por lei. Só quem passa por essas situações consegue imaginar o trauma psicológico que se segue a uma mutilação radical, que afeta o órgão símbolo da feminilidade e da maternidade.

Diante das estatísticas alarmantes, nem as mulheres mais privilegiadas, com formação, informação, plano de saúde e outros confortos, acessíveis a menos de 10% da população, podem desfrutar de uma realidade cor-de-rosa. Na verdade são sombrias as perspectivas diante da falácia dos discursos que está por trás da aprovação de leis que sabidamente não serão cumpridas, aprovadas sob pressão da sociedade e que já fazem parte do nosso habitual teatro do absurdo uma vez que, paralelamente, se estabelecem entraves burocráticos, tornando-as inaplicáveis e, portanto, inócuas.

Neste mês quando as noites se tornam cor-de-rosa e quando estamos prestes a ir às urnas, é fundamental lembrar que o brilho dos monumentos e o jogo de palavrasnão são suficientes para mudar a realidade daquelas que são acometidas pelo câncer de mama em todo o País. É preciso cobrar o que já está posto e exigir que o atendimento seja de fato prestado a quem necessita.

Que as luzes do Outubro Rosa possam iluminar os nossos futuros governantes, transformando essa celebração em ações concretas destinadas a evitar a morte de milhares de mulheres, que, vítimas do abandono institucional, dos desvios de verbas públicas e da falta de vontade política, tornaram-se órfãs de cidadania.


    Veja também:

    Assine nossa Newsletter

    Li e aceito a Política de privacidade

    GENJURÍDICO

    De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

    Áreas de Interesse

    ÁREAS DE INTERESSE

    Administrativo

    Agronegócio

    Ambiental

    Biodireito

    Civil

    Constitucional

    Consumidor

    Direito Comparado

    Direito Digital

    Direitos Humanos e Fundamentais

    ECA

    Eleitoral

    Empreendedorismo Jurídico

    Empresarial

    Ética

    Filosofia do Direito

    Financeiro e Econômico

    História do Direito

    Imobiliário

    Internacional

    Mediação e Arbitragem

    Notarial e Registral

    Penal

    Português Jurídico

    Previdenciário

    Processo Civil

    Segurança e Saúde no Trabalho

    Trabalho

    Tributário

    SAIBA MAIS

      SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA